Smoothie Bowls de Bali

Processed with VSCO with c9 preset

Nessa nossa ida para o outro lado do mundo, um dos principais souvenirs que trouxemos de viagem foi a inspiração para cozinhar, preparar e utilizar novos ingredientes.

Quando viajamos, sempre fico na expectativa para saber o que/onde vamos comer. Gosto de pesquisar alguns restaurantes, escolher os hostels com base na avaliação do café da manhã e, quando dá tempo,  ir ao supermercado ou à alguma feira local pra ver o que as pessoas comem mesmo. Me desculpem as estrelas Michelin, mas quanto mais pé sujo e autêntico for, melhor.

Confesso que quando pensava em Ásia, imaginava que iríamos provar mil temperos com nomes diferentes e bizarros, que tudo seria muito apimentado e exótico. Claro que a Ásia é um continente imenso e de uma diversidade imensa entre culturas e países, mas quem nunca generalizou que atire a primeira pedra, né não?

Nosso primeiro destino foi Bali, uma das 17 mil ilhas da Indonésia. De maneira geral, a população lá não tem acesso a ingredientes muito caros ou específicos – eles vivem muito próximos da linha de pobreza, fazendo com que tenham que aproveitar ao máximo tudo que é dado pela natureza da ilha.

Além de serem ingredientes tão simples e conhecidos por nós – principalmente pela semelhança do clima e das florestas tropicais – os preparos pareciam simples e fáceis, então volta e meia eu estava anotando as receitas pra tentar em casa quando voltássemos. Tenho bastante coisa para compartilhar e várias fotos lindas da Susi para ilustrar (amém!), então vou começar pelo começo:

O café da manhã é minha refeição preferida e, para a minha alegria, é uma das mais completas de Bali. Todas as noites eu ia dormir na expectativa das panquecas, smoothies, saladas de frutas, geléias e kopi Bali (café) que viriam com o nascer do sol.

Os smoothie bowls foram meus preferidos. Eram sempre um mix de frutas, entre elas mamão papaia, banana congelada, morangos, pitaia, mirtilos e/ou o que estivesse disponível no dia. Como o leite animal é muito caro, eles acabam usando leite de castanha de caju, amêndoas ou coco nos preparos.

Depois de alguns testes em casa, aqui vai a minha receitinha:

SMOOTHIE BOWL 

>> ingredientes: 

2 bananas grandes congeladas em pedaços

1 pedaço médio de mamão papaia

1/2 pitaia de polpa vermelha

1/2 xícara de leite de castanha de caju (veja a receita aqui)

1 banana cortada em rodelas para colocar por cima

toppings da sua preferência. eu uso frutas, granola, frutas secas, amêndoas, chia, coco em tiras ou ralado – o que tiver no armário. Dá pra liberar a criatividade 🙂

>> como fazer:

é muito difícil mas tenha fé, rs

põe tudo (menos as frutas em rodelas e os toppings) no liquidificador ou no mixer. bate até ficar homogêneo. se precisar, adicione mais leite

coloque no bowl e adicione os toppings com carinho

voìla!

>> comentários:

você pode fazer com as frutas que tiver em casa. o importante é congelar a banana para ficar com a textura legal

o leite não precisa ser necessariamente vegetal, use o leite que preferir

a pitaia pode ser difícil de encontrar. ela dá essa cor linda da foto mas não altera tanto o sabor, podendo ser substituída tranquilamente por morangos

essa é uma outra versão que eu fiz utilizando mirtilo, morango, granola caseira e coco ralado 🙂

começar o dia com um café da manhã assim já faz toda a diferença! faça um teste no domingão

é isso amigxs, espero que gostem!

UM BEIJÃO E ATÉ MAIS

 

 

Advertisements

One thought on “Smoothie Bowls de Bali

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s