Caminho // 1 – Antes

Era dia 8 de janeiro. Quando eu voltava do meu horário de almoço o celular notificou que eu tinha um novo e-mail na caixa de entrada:

“Já estou emocionada, com os olhos marejados e o coração palpitando de felicidade! Será um desafio único e inesquecível. Vamos nos unir mais um pouco e aprender uma com a outra muitas coisas lindas sobre nós mesmas. TENHO CERTEZA QUE VAI SER MUUUUITO LINDO! TE AMO, MAMIS”

Em anexo estava a confirmação de compra das suas passagens de avião. O coração quase parou. Agora vai.

.

Perdi a conta de quantos checklists fizemos nas semanas que antecederam o Caminho. Eu e minha mãe nos ligamos várias vezes para ter certeza de que não faltava nada. Meias, toalhas, sacos de dormir, arnica, tesourinha. Check. Vimos dicas na internet, nos mandamos links e conversamos com nossos amigos queridos e peregrinos veteranos.

Falei com a Gabi e com a Tia Cláudia por mais de uma hora. Elas deram dicas do que levar ou não, alguns albergues preferidos e uma pomada que é tiro e queda para as inflamações musculares (agora já comprovada empiricamente). Rimos juntas da história da Tia que, logo na primeira parada, deixou metade das coisas e arrancou as páginas e um caderno  – “ah eu nem ia escrever tanto assim”. A Tia, a Carol e a Gabi foram nossa primeira inspiração para começar a sonhar com essa aventura.

Alguns dias depois eu e Oli ligamos para o Ben e a Sara, casalzão maravilhoso que morou em Londres no mesmo período que nós. Na época, curtimos a preparação deles para o Caminho e agora, quase dois anos depois, eles nos ajudavam com a nossa. Eles estão grávidos pela primeira vez e a Sara me escreveu algo especial que divido com vocês:

“Agora na gravidez, ou quando penso no parto, me lembro do Caminho. Uma sensação semelhante de não saber muito bem o que esperar. Se íamos dar conta, o que seria caminhar tanto… tinham tantas incertezas. Iguaizinhas agora. Nada previsível. Mas o que me faz bem é pensar que todos os trechos que aparentemente eram os mais difíceis complicados, que as pessoas alarmavam muito, foram pra gente os melhores! E de longe nem perto do que descreviam.”

.

Já era passado da meia noite e ainda não tínhamos conseguido fechar nossas mochilas. Cada uma tinha pelo menos 3kg a mais do que o recomendado, que é entre 10% e 15% do seu peso total/corporal. 

Começamos a pesar cada item na balança da cozinha. Descobri que leggings pesam aproximadamente 250g, um All Star meio quilo e uma escova de cabelo pequena entre 60 e 90g. Se tiver aquele espelhinho embutido, pesa o dobro. 

Tiramos peça por peça de roupa até só sobrar o mínimo possível. Pesamos outra vez, ainda era muito. Deixei o calçado extra. A legging e o vestido ficaram também. A câmera (1kg) veio, mas sem o case e sem a alça supersônica (352g). O caderno teve que ser o de 30 páginas. 

Foi o primeiro dos tantos exercícios de desapego, esse de reduzir o mínimo já previamente reduzido das bagagens. Eu achei até graça, mas a Saletinha estava em um conflito real. Sentada no sofá, ela olhava, analisava e refletia sobre cada coisa, nada feliz em deixar os creminhos, hidratantes, curativos. No final das contas, ela trouxe todas as 5 calças e um belo kit de primeiros socorros que é praticamente uma UTI móvel.

.

Acordamos às 6 da manhã e partimos rumo à Estação de Sants para pegar o trem que nos levaria ao início do Caminho Francês. Ainda era noite e as Ramblas estavam vazias sob um céu azul marinho começando a clarear. Mal sabíamos que em poucos dias essas cores do amanhecer nos seriam tão familiares.

O frio da madrugada só não era maior do que o frio na barriga. Estávamos, enfim, começando a realizar o sonho que sonhamos juntas de caminhar os quase 800km em direção à Santiago de Compostela.

Chegando em Saint Jean Pied de Port fizemos nossa credencial de peregrinos, documento oficial que se carimba em todas as paradas para marcar por onde passamos. Também escolhemos nossas conchas e as amarramos nas mochilas. Estávamos prontas para os primeiros 27km.

Processed with VSCO with c8 preset

Advertisements

One thought on “Caminho // 1 – Antes

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s